A utilização da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é de extrema importância para garotas de programa e criadores de conteúdo adulto, pois oferece uma forma eficaz de prevenção contra o HIV, um vírus que pode ser transmitido durante o sexo desprotegido.
Esses profissionais, que frequentemente têm múltiplos parceiros sexuais e estão expostos a um risco elevado de contrair o HIV, podem se beneficiar significativamente do uso contínuo da PrEP para reduzir esse risco. Além disso, ao adotarem essa prática de prevenção, esses indivíduos não só cuidam da própria saúde, mas também contribuem para a conscientização e a promoção de uma abordagem mais responsável e segura dentro da indústria do sexo e do conteúdo adulto. A PrEP é uma ferramenta essencial para garantir que esses profissionais possam exercer suas atividades com mais segurança e tranquilidade, protegendo-se contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O que é a PrEP?
Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
-
- A PrEP é gratuita pelo SUS.
- A PrEP pode ser tomada diariamente ou sob demanda.
- A PrEP diária é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade ao HIV.
- A PrEP sob demanda é indicada para quem tem uma possível exposição de risco ao HIV.
- A PrEP impede a multiplicação do vírus no organismo, reduzindo o risco de infecção por HIV em até 99%.
- A PrEP não protege de outras ISTs.
Como a PrEP funciona?
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.
PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV
PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose. A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.
ATENÇÃO: a PrEP só tem efeito protetor se você tomar o medicamento conforme a orientação de um profissional de saúde. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus e você não estará protegido
Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?
Mulheres cisgênero, pessoas trans ou não binárias designadas como sexo feminino ao nascer, e qualquer pessoa em uso de hormônio a base de estradiol, que façam uso de PrEP oral diária, devem tomar o medicamento por pelo menos 7 (sete) dias para atingir níveis de proteção ideais. Antes dos sete dias iniciais de introdução da PrEP, medidas adicionais de prevenção devem ser adotadas.
Homens cisgêneros, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol – e que usem PrEP, seja ela diária ou sob demanda, devem tomar uma dose de 2 (dois) comprimidos de TDF/FTC de 2 a 24 horas antes da relação sexual para alcançar níveis protetores do medicamento no organismo para relações sexuais anais (4, 5). Ressalta-se que os estudos de PrEP sob demanda não apresentam evidências de proteção para relações sexuais (neo)vaginal recepvas.
IMPORTANTE: É fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras IST. A PrEP previne contra o HIV e permite o diagnóstico e tratamento de outras IST, interrompendo a cadeia de transmissão. O uso do preservativo previne do HIV e outras IST.
Quem pode usar a PrEP?
A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.
Algumas situações que podem indicar o uso da PrEP:
Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;
Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.
Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.
Como posso começar a usar a PrEP?
Procure um serviço de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP.
Veja lista dos serviços que ofertam PrEP:
Documentos importantes:
- Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV.
- Nota técnica sobre PrEP sob demanda.
Via gov.br

Deixe um comentário